Temos o prazer de anunciar a publicação o online do artigo "The role
of software Modellus in a teaching approach based on model analysis"
(SOARES; BORBA, 2014) na edição n.14 do ZDM deste ano. O artigo analisa o
papel do software Modellus em uma proposta de ensino de conceitos de
Cálculo Diferencial para alunos de Biologia, os quais são discutidos com
base na análise de um modelo matemático para um fenômeno biológico
(transmissão da malária). O artigo estará disponível gratuitamente
até Setembro de 2014 através do seguinte link:
http://link.springer.com/article/10.1007/s11858-013-0568-5.
É importante que a Springer veja que houve interesse para que novas oportunidades como estas apareçam para o periódico ZDM, que normalmente cobra para que artigos sejam baixados. Baixe o artigo e divulgue esse anúncio entre colegas para que ele se torne viral. E é claro, critique-o, discuta, acrescente..... Agradecemos, desde já, o seu interesse. Debora Soares e Marcelo C. Borba
É importante que a Springer veja que houve interesse para que novas oportunidades como estas apareçam para o periódico ZDM, que normalmente cobra para que artigos sejam baixados. Baixe o artigo e divulgue esse anúncio entre colegas para que ele se torne viral. E é claro, critique-o, discuta, acrescente..... Agradecemos, desde já, o seu interesse. Debora Soares e Marcelo C. Borba
ABSTRACT DO ARTIGO:
The role of software Modellus
in a teaching approach based on model analysis
Débora da
Silva Soares Marcelo C. Borba
Abstract
We discuss some results of a
study carried out over the past 4 years to investigate the role of Modellus, a software
package, in the development of an approach to teaching calculus for Biology
majors. The central idea of the teaching approach is to propose the analysis of
a mathematical model for a biological phenomenon at the very beginning of the
course, in a way that this analysis is interrelated with some of the
mathematical concepts listed in the syllabus. In this paper, we focus on the
role of the software during the development of one of the activities proposed
to the students, the purpose of which was to discuss the relation between
secant lines and the instanta- neous rate of change. It was found that this
software played two roles in the development of this activity: providing information
about the phenomenon and the model; and acting as a trigger, making evident to
the student an important aspect that contributed to his understanding. Based on
our theoretical perspective of digital technology, we believe that students’
interaction with the software played a fundamental role in the thinking
collective composed of humans and media involved in mathematical learning
MÁS INFORMACIÓN SOBRE EL PLANTEAMIENTO TEÓRICO
"Human Whit Media" de Marcelo Borba y sus colaboradores
puede ser revisado en:
http://www.edu.uwo.ca/dmp/assets/Borba_performance.pdf
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